In Receitas juninas: 10 pratos deliciosos no blog da Lojas Solar

Blog Solar

Dicas Lojas Solar, Faça Você Mesmo, Solar | 09/06/2022

10 deliciosas receitas juninas para as festividades do mês!

As receitas juninas são as mais aguardas do ano! Afinal, contar com um mês inteirinho de festas cheias de delícias típicas que aquecem o corpo e dão água na boca, é a melhor sensação do mundo, certo?

Pois, bem! Pensando em ajudá-los a arrasar nas receitas típicas de festas juninas, preparamos um guia completo com os quitutes dessa época do ano. E, ainda, separamos produtos queridinhos da Lojas Solar que irão ajudá-lo no preparo dos pratos. Confira!

O que são comidas típicas?

As receitas típicas são, geralmente, comidas quentes que ajudam a aquecer o corpo durante as noites frias do mês em começa o inverno. Por isso, o cardápio junino conta com bebidas como quentão e alimentos como canjicas, arroz-doce, milho-cozido e muito mais.

Os pratos juninos também fazem parte da variedade de receitas tradicionais do nordeste brasileiro, trazendo em sua composição ingredientes típicos da região, como grãos e suas variedades.

10 receitas juninas para preparar agora mesmo!

Com o início de junho, é hora de preparar o arraiá e chamar os amigos para a festividade! Pensando nisso, a seguir, separamos 10 receitas juninas que não podem faltar na sua festa. Confira!

1. Canjica

A canjica, assim como a moqueca, paçoca e mingau, é uma deliciosa herança dos tupinambás, índios brasileiros que viviam no litoral de Recife durante o século XVI. O nome da delícia deriva do termo tupi “acanjic”.

Bastante popular no Brasil, atualmente, é possível encontrar diferentes variedades do prato. Mas, no geral, seu preparo é bem simples:

Ingredientes

xícara chá de amendoim salgado
1 colher de sopa de essência de baunilha
2 xícaras de chá de milho para canjica
1 litro de água
3 xícaras de chá de leite
1 lata de leite condensado
canela em pó a gosto

Modo de preparo

Deixe o milho de molho por três horas, escorra a água e coloque em uma panela grande ou panela de pressão. Junte 1 litro de água e deixe cozinhar até amolecer o milho. Destampe a panela e misture o leite, o leite condensado e a essência de baunilha.

Por fim, triture o amendoim salgado em um processador de alimentos ou liquidificador e junte à canjica. Adicione a canela em pó a gosto e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo sempre. Sirva quente ou gelado.

Encontre a panela de pressão ideal

Na Lojas Solar, você encontra Panela de pressão 4,5L Azul Tramontina que garante mais praticidade na hora de cozinhar. Além disso, conta com três válvulas de segurança que oferecer proteção extra durante o cozimento dos alimentos.

Receitas juninas | Panela de pressão 4,5L Azul Tramontina | Blog Lojas Solar

2. Queijadinha

Outra receita que não pode faltar na festa junina, a queijadinha tem origem na culinária portuguesa, inspirada na queijada tradicional dos colonizadores de terras brasileiras.

O prato nasceu nos conventos das ordens religiosas e, graças as homenagens à São João, estão entre as receitas tradicionais de festas juninas. Para prepará-la siga a receita abaixo:

Ingredientes
Queijadinha

3 ovos
2 Latas de leite condensado
100 g de manteiga
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
200g de coco seco ralado

Calda
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo
Queijadinha

Em um recipiente, passe as gemas pela peneira, junte as claras e bata com um batedor de arame por cerca de 30 segundos. Junte o leite condensado e a manteiga, misture bem e adicione a farinha de trigo, o queijo e o coco aos poucos, mexendo até ficar homogêneo.

Coloque forminhas de papel dentro de formas de empada. Despeje a massa e leve ao forno médio-alto (200°C), pré aquecido, por cerca de 35 minutos ou até dourar. Reserve.

Calda
Em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo baixo sem mexer. Espere engrossar até obter ponto de fio. Distribua sobre as queijadinhas. Sirva.

3. Curau

Também conhecido como canjica em alguns estados do Nordeste brasileiro, o curau é um prato típico de festa junina com origens afro-brasileiras. Sucesso nas festas de São João em todo o país, ele mistura a consistência do pudim europeu com o sabor de uma bebida espessa utilizada pelos índios tupis.

Receitas Juninas | Curau | Blog Lojas Solar

Para preparar curau, siga os passos a seguir:

Ingredientes

4 espigas de milho-verde raladas
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de Leite Integral
meia colher (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o milho com a água. Passe por uma peneira e reserve. Em uma panela, acrescente o milho reservado, o leite integral, a manteiga e cozinhe mexendo sempre, até obter um creme grosso. Acrescente o leite condensado e cozinhe por mais 5 minutos. Despeje em uma travessa e polvilhe a canela em pó. Sirva frio ou gelado.

A travessa certa para servir Curau!

É claro que uma receita junina tão deliciosa como o curau merece apresentação a altura, certo? Então, conte com a variedade de itens da Lojas Solar e adquira a Assadeira Quadrada com Tampa Plástica Azul 2,4L Nadir para servir essa receita!

Receitas Juninas | Assadeira Quadrada com Tampa Plástica Azul 2,4L Nadir | Blog Lojas Solar

4. Pé de Moleque

Nada mais junino do que pé de moleque! Afinal, a iguaria que surgiu ainda no Brasil colonial é produzida a partir de rapadura e amendoim. O nome dessa delícia carrega um quê de humor. Isso porque, refere-se aos meninos que surrupiavam doces de quituteiras, ao passo que gritavam “Pede, moleque, pede”! 😂

Mas, calma! Não precisa correr atrás das quituteiras para conseguir um pé de moleque para festa junina! Você pode prepará-lo em casa, seguindo a receita abaixo:

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de amendoim sem pele e torrado
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo

Em uma panela, misture o açúcar e o amendoim e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o leite condensado em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela.

Unte uma superfície lisa de mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos.

5. Pé de Moça

É claro que, uma festa junina com pé de moleque, também teria pé de moça! Essa iguaria que teria começado no século XVI, a partir da produção da cana-de-açúcar aqui no Brasil, é uma variedade da receita anterior.

A versão carrega referências à delicadeza da pele feminina, por isso, possui um delicioso toque de leite condensado na receita. Veja só:

Ingredientes

2 xícaras (chá) de amendoim torrado
1 xícara (chá) de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ½ xícara (chá) de leite condensado
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro ou cristal

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o amendoim, uma xícara de açúcar cristal e a manteiga. Quando caramelizar, junte o leite condensado, o cacau e a pitada de sal. Mexa até desgrudar do fundo da panela. Despeje em uma forma untada com manteiga e deixe esfriar. Corte em pedaços e passe-os no açúcar.

6. Maçã do Amor

Olha o arraiá dos paulistas na lista! Afinal, a maçã do amor para festa junina é uma invenção totalmente paulistana e, surgiu quanto o catalão José Maria Farre Angles desembarcou com a família no Brasil, em 1954.

Receitas Juninas | Maçã do Amor | Blog Lojas Solar

Com bastante dificuldade para sobreviver, Angles resolver cobrir maçãs (fruta abundante no país na época) com calda vermelha cristalizada. Assim nasceu essas delícias juninas.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar cristal
1/2 xícara (chá) de groselha
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de suco de limão
8 maçãs
Óleo para untar

Modo de preparo

Em uma panela, misture o açúcar com a groselha, a água e o limão. Leve ao fogo baixo, sem mexer, por 10 minutos ou até que ao jogar um pouco da calda em um copo com água fria ela fique dura.

Então, lave e seque as maçãs e espete em palitos de madeira para picolé. Passe as maçãs na calda da panela, coloque em uma superfície, untada e deixe escorrer. Espere esfriar e sirva.

7. Bolo cremoso de fubá

Entre os principais pratos para festa junina, o bolo de fubá cremoso nasceu durante o período Colonial, quando o consumo de trigo ainda não era difundido no Brasil. É claro que, como o sucesso das receitas de milho, o bolo de fubá não ficaria de fora da lista.

Ingredientes

4 xícaras (chá) de leite
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 e meia xícara (chá) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o leite, os ovos, o açúcar, a manteiga e o queijo parmesão ralado. Acrescente o fubá, a farinha de trigo e o fermento em pó e bata até ficar homogêneo. Coloque em forma retangular (20 cm x 30 cm) untada com manteiga e polvilhada com fubá e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

Sirva na boleira Ruvolo

Com a boleira de vidro Ruvolu, Boleira Black com tampa, seu bolo de fubá cremoso para festa junina estará ainda mais saboroso! Afinal, a peça oferece um toque de sofisticação ao evento.

Receitas Juninas | Boleira Black com tampa | Blog Lojas Solar

8. Pipoca

Essa é a receita mais simples para a sua festa junina! Ah, e também uma das comidas mais antigas do mundo. Afinal, o primeiro indício da origem da pipoca no mundo é datado no México a 9.000 anos atrás.

Deliciosa, prática e saborosa, a pipoca é tradição nas festividades de todo o país! Para prepará-la conte com o Kit Pipoqueira 2 Peças Tramontina disponível na Lojas Solar!

Receitas Juninas | Kit Pipoqueira 2 Peças Tramontina | Blog Lojas Solar

Ingredientes

1 copo de 200ml de milho
1/2 colher de sobremesa de margarina
Sal

Modo de preparo

Coloque a margarina na panela e deixe fritar até escurecer um pouco (isso é o que dá o gosto de manteiga na pipoca). Em seguida, coloque o milho e feche bem. Deixe em fogo forte e quando estiver estourando pouco, desligue para não queimar. Coloque o sal a gosto.

9. Quentão

Além das comidas, é claro que não poderia faltar bebidas de festa junina, certo? Pensando nisso, o quentão é a escolha ideal para a data! Afinal, com as noites geladas do mês de junho, você precisa de algo para esquentar o corpo e curtir o arraiá!

Receitas Juninas | Quentão | Blog Lojas Solar

O quentão na festa junina, inclusive, foi criado no interior de Minas Gerais, quando festeiros decidiram adicionar especiarias à cachaça para aquecer o corpo durante as festividades dos três santos de junho: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Ingredientes

3 xícaras (chá) de cachaça
2 xícaras (chá) de água
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm)
casca de 1 laranja
casca de 1 limão
2 ramas de canela
5 cravos-da-índia
2 mini maçãs (opcional)

Modo de preparo

Numa caçarola média, coloque o açúcar, o gengibre ralado, as cascas de laranja e de limão, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado — mexa ocasionalmente para não queimar. Retire a panela do fogo e regue com a água aos poucos. Cuidado: se a panela estiver muito quente o líquido pode borbulhar.

Em seguida, mexa delicadamente para misturar e volte a panela ao fogo médio e misture a cachaça. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.

Enquanto o quentão cozinha, lave e seque as maçãs. Corte cada uma em 4 metades e descarte as sementes e o cabinho. Apoie o lado cortado de cada metade na tábua e faça fatias finas. Por fim, desligue o fogo e, com uma concha, sirva o quentão direto da caçarola. Distribua as maçãs nas canecas e sirva a seguir.

10. Vinho Quente

Tradição nas festas de São João em todo o Brasil, o vinho quente originou-se no século II, criado pelos romanos que esquentavam o vinho para proteger seus corpos do inverno gelado.

Ingredientes

1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) cheia de açúcar
Cravos-da-índia e canela em pau a gosto
1 litro de vinho tinto seco misturado com 2 e ½ xícaras (chá) de água
1/2 maçã verde ou vermelha descascada em cubinhos
Casca de 1 laranja-pera seca de um dia para o outro

Modo de preparo

Derreta metade do açúcar com cravos e canela a gosto. Acrescente o vinho com água, a maçã, a casca de laranja e o restante do açúcar e deixe ferver por uns 10 minutos. Sirva bem quente.

Invista no fogão a lenha para preparar receitas juninas

Que tal entrar no clima junino com um bom fogão a lenha? Seus pratos ficarão ainda mais saborosos, além de serem preparados de forma prática e versátil!

Na Lojas Solar, você encontra o Fogão a lenha Nº 1 Esquerdo Decorado Branco Maestro super moderno e elegante. Sendo ideal para dar um charme especial a decoração do ambiente, sem falar na economia, aquecimento dos espaços e, claro, comidas com sabores únicos!

Receitas Juninas | Fogão a lenha Nº 1 Esquerdo Decorado Branco Maestro | Blog Lojas Solar

Aproveite as ofertas da Lojas Solar!

Encontre tudo o que você precisa para preparar receitas juninas deliciosas na Lojas Solar! Aproveite as excelentes condições de pagamento e parcele em até 12x no cartão*. Se preferir, pague à vista via PIX ou boleto bancário!

*Consulte condições!