Dicas Lojas Solar, Solar | 20/04/2022
Conheça a história do Dia do Chimarrão!
Comemorado em 24 de abril, o Dia do Chimarrão está entre as datas mais celebradas pelos “guris” do Brasil. Isso porque essa famosa bebida feita com erva-mate é símbolo cultural do sul país e, não à toa, está no coração dos sulistas.
O chimarrão conta com apenas com ingredientes orgânicos, sendo assim, uma ótima opção saudável para esquentar em meio as baixas temperaturas da região.
Mas, você sabe o que porquê comemoramos o Dia do Chimarrão? A Lojas Solar te explica! Continue lendo e conheça a história do “mate amargo“, como é popularmente conhecido!
A origem do chimarrão!
No século XVI, colonizadores espanhóis chegaram às terras brasileiras e instalaram-se onde, hoje, conhecemos como o estado do Paraná. Por lá viviam tribos indígenas Guaranis que consumiam chá servido em porongo, caá-i ou, simplesmente, “água de erva”.
Porém, a bebida não era vista com bons olhos pelos padres jesuítas, que associavam a infusão de ervas com a bruxaria. Assim, o consumo do mate foi proibido até o século XVII quando, os próprios jesuítas, começaram a usar o caá-i para combater o alcoolismo.
Com o passar dos anos, o hábito de tomar chimarrão conquistou os colonizadores que, logo criaram utensílios para aprimorar a prática. O sucesso foi tanto que, em 1632, a produção de erva-mate era considerada uma das mais importantes atividades econômicas do Brasil.
Como é feito o mate para chimarrão?
Natural das matas sul-americanas, a erva base de mate é — tradicionalmente — feita a partir do cevado sem açúcar. Em seguida, é preparada na cuia obtida do porongo ou cabaça e, então, sorvida por meio de uma bomba.
Nos primórdios da bebida, a bomba do chimarrão era feita de taquara (bambu), mas, atualmente, é possível encontrar peças de materiais como o metal.
A erva-mate é o segredo do chimarrão, é ela que define o sabor com amagor típico da bebida. Além disso, a erva é originária das folhas e caules finos da árvore Ilex Paraguariensis e, para estar pronto para o uso, passa por processos de secagem, torragem e trituração.
Por fim, ela pode ser defumada ou contar com misturas de chás, conhecidas como: mate jujado.
Benefícios do chimarrão
São inúmeras as vantagens do chimarrão para a sua saúde. Afinal, a bebida é rica em vitaminas B1, B2 e C, e oferece sais de cálcio, ferro, sódio e magnésio. Não à toa, é considerada um estimulante geral, tanto motor quanto vegetativo.
Além disso, o chimarrão diminui a fome, auxilia na digestão, combate a fraqueza e cura a ressaca. Mas, não acaba por aí! Alguns especialistas também afirmar quem o mate desperta funções de inteligência, diminui a sensação de sede e fadiga, tonifica o coração, ajuda na função renal e, ainda, combate o cansaço intelectual.
Quais as variações do mate?
Em 2016, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul foram responsáveis por mais de 77 mil hectares colhidos de erva-mate no país. Dessa forma, eles abrigam facetas históricas, antropológicas e culturais do chimarrão.
Sendo assim, é possível encontrar histórias de variações que podem ser percebidas ao servir a bebida. Algumas delas são:
- Mate com canela: penso só em ti;
- Mate com mel: quero casar contigo;
- Mate frio: desprezo-te;
- Mate lavado: vá tomar mate em outra casa;
- Mate enchido pelo bico da bomba: vás embora;
- Mate com sal: não pareças mais aqui;
- Mate muito amargo (redomão): chegou tarde, já tenho outro amor;
- Mate servido com a mão esquerda: não é bem-vindo;
- Mate com açúcar: quero tua amizade;
- Mate com açúcar queimado: és simpático;
- Mate com casca de laranja: venha me buscar;
- Mate muito longo: a erva está acabando;
- Mate curto: pode prosear a vontade;
- Mate doce: simpatia;
Além disso, a erva-mate do chimarrão pode ser usada como ingrediente em receitas de sorvete, mousse, bolo, farofa, rapadura, trufa, patê e pão. Sem falar nas opções de massas de panetones, alfajores, risoles e pizzas.
Como preparar um bom chimarrão?
Sinônimo da hospitalidade e amizade do gaúcho, o chimarrão é uma bebida para ser desgustada coletivamente em uma roda de conversa com amigos. E, de preferência, acompanhada de delícias típicas como bolinho de chuva, pipoca, cuca e outras.
Mas, você sabe como preparar chimarrão? A Lojas Solar ensina!
1º Preencha a cuia com dois terços de erva-mate em um dos lados;
2º Em seguida, na parte vaga, coloque água morna (apenas para começar o chimarrão). Ela irá impedir que a erva queime e o chimarrão fique amargo;
3º Ao colocar a bomba, tampe a extremidade superar dela para evitar a entrada de ar. Então, coloque a bomba no mate e ajeite-o na lateral para beber;
Para uma experiência completa, lembre-se de algumas curiosidades do chimarrão. Entre elas, se estiver entre amigos, a cuia deve ser passada com a mão direita e a roda de mate precisa sempre ir para a esquerda daquele que preparou a bebida.
Além disso, o preparador deve ser o primeiro a beber o chimarrão. Não mexa na bomba ou na erva e, é essencial tomar tudo, até a bomba “roncar”. Caso contrário, poderá ser considerado uma desfeita.
Comemore o Dia do Chimarrão com a Lojas Solar!
Para deixar o seu Dia do Chimarrão ainda mais especial, separamos modelos de garrafa térmica para ajudá-lo a manter a água sempre quente e pronta para preparar a bebida. Confira!
Garrafa térmica de pressão Farroupilha 1,9L Branca 9115/9470 Mor
Garrafão térmico 3L Amigo Azul 9092 Mor
Garrafa térmica Use Farroupilha 1L Preto 9634 Mor
Aproveite e compre garrafa térmica para chimarrão com ótimas condições de pagamento na Lojas Solar. Confira as opções de parcelamento facilitado ou, se preferir, compre à vista no boleto bancário. Conte ainda com o selo E-Bit de segurança e a entrega garantida.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *